Micropigmentação por Brisa Costa


Mais uma entrevista muito bacana aqui no blog. Essa eu estou mega ansiosa para postar aqui, porque vamos falar sobre um assunto super tendência: micropigmentação nas sobrancelhas!

A entrevista está enorme, muito extensa mesmo. Fiz isso para tirar todas as dúvidas de vocês, uma entrevista muito rica em conteúdo, com tudo que vocês precisam saber sobre o assunto. O resultado ficou incrível.

Nossa entrevistada é a super talentosa Brisa Costa, que trabalha em Vitória da Conquista. Vocês vão amar. No final da entrevista eu deixo as informações da Brisa, caso queiram entrar em contato.

Vamos lá?

Apresentação:

Olá, sou Brisa Costa, tenho 32 anos, moro em Vitória da Conquista/BA; graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande/MS, com especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Fainor/BA.



Como minha paixão pela área da beleza era grande, procurei me especializar nesta área através de cursos de maquiagem, visagismo e micropigmentação com professores gabaritados e de renome internacional como Alejandra Espíndola (Uruguai), Orlando Santiago (USA), Silvana Machado, Lígia Lima e Roberta Peixoto (Brasil), também em escolas reconhecidas, como Catharine Hill/SP (Maquiagem social, TV, Cinema e Vídeo), SENAC (Curso de cabeleireiro e Design de Sobrancelhas) e Roberta Peixoto Academy (Curso de Micropigmentação fio a fio hiper-realista), além da participação de diversos congressos e workshops.

Sou proprietária do Studio Mix Makeup, onde atuo como técnica em micropigmentação fio a fio e designer de sobrancelhas, maquiadora e consultora visagista. Atuei também na área acadêmica ministrando Visagismo e Maquiagem no Curso de Estética e Cosmética da Fainor.

Perguntas:

1- Brisa, fiz micropigmentação fio a fio na sobrancelha com você. Te conheci pessoalmente no dia que fui fazer o procedimento. Cheguei muito insegura porque não sabia como funcionava. Esse comportamento é normal nas suas clientes com relação a micropigmentação?

Sim, super normal. A micropigmentação fio a fio ainda é uma técnica relativamente nova para muitas pessoas e o receio de ficar um trabalho artificial com aspecto de tatuagem nas sobrancelhas mexe bastante com muitas pessoas, mas isso em uma avalição é desmistificada pelo profissional.

2- Desde o primeiro momento você me passou muita segurança, percebi ali o seu nível de profissionalismo e tive certeza que o resultado ficaria lindo. E de fato ficou maravilhoso. Você passa muita segurança para suas clientes. O que acha importante ser dito para elas antes de realizar um procedimento como a micropigmentação? Justamente para a cliente avaliar se ela quer ir adiante ou não?

Em primeiro lugar, quero te agradecer pelo carinho e confiança em meu trabalho, Alana. Sobre o que falo para as minhas clientes, como havia dito anteriormente, todas as pessoas que fazem o procedimento de micro comigo, independente de já serem minhas clientes ou não, esclareço de forma detalhada o que é a micropigmentação e tudo o que envolve o processo e principalmente, aplico um ficha de anminese para checarmos se é possível realizar ou não o procedimento, caso a cliente esteja apta. É uma questão de segurança, ética e respeito para mim e para a cliente.



3- O que é uma micropigmentação fio a fio? Qual é a sua duração e seu valor médio?

A micropigmentação com técnica fio a fio hiper - realista que é a qual eu trabalho, é uma técnica que como o nome mesmo já diz, são feitos fios super delicados feitos com um aparelho dermógrafo, pigmentos específicos e uma agulha geralmente de 1 ponta para esse procedimento. A técnica é realizada de forma muito delicada na primeira camada da pele que é a Epiderme, imitando fios naturais das sobrancelhas. A duração para esse procedimento é em média de 2 horas. O valor é muito relativo de cada profissional.

4- A micropigmentação precisa de retoque após 30 a 40 dias em todos os casos?

Geralmente sim, mas não é uma regra, pois existem casos que com apenas o procedimento inicial, os fios fixam direitinho na pele e não há essa necessidade.

5- Quais são os cuidados essenciais que a cliente precisa tomar após a realização deste procedimento?

Evitar o contato com água por 4 horas após o procedimento no mínimo, passar 3x ao dia a pomada recomendada por durante 1 semana, tal como nos próximos 15 dias evitar exposição ao sol, produtos químicos, procedimentos estéticos e maquiagem na região micropigmentada, não tirar as pequenas pelinhas , caso surjam, deixar que caiam naturalmente, pois fazem parte do processo de cicatrização que será completo em 30 dias,

6- As vezes a profissional faz um trabalho brilhante, mas a cliente não teve os cuidados certos após a micropigmentação e isso afetou no resultado. Isso já aconteceu com você? Caso sim, poderia nos dar um exemplo?

Sim. A cliente se expôs ao sol e fez uso de maquiagem na região na mesma semana após o procedimento, mas não tive problemas porque ela mesma admitiu isso, pois durante a avaliação são descritas as precauções necessárias, bem como as implicações pelo descumprimento das mesmas.



7- Eu fiz a micropigmentação fio a fio e retoquei semana passada. Não tive problema nenhum. Minha cicatrização foi ótima. Acontece de ter alguma complicação? Uma cliente ter um processo de cicatrização mais lento, por exemplo?

Comigo nunca aconteceu isso até o momento.

8- Após realizar o procedimento de micropigmentação, corremos o risco de ocorrer uma perda significativa de pelos da sobrancelha?

De forma nenhuma. Provavelmente isso só aconteceria se uma cliente no momento da avaliação omitisse uma patologia existente ao profissional, caso contrário, por conta especificamente do procedimento é uma hipótese nula.

9- Por quê tantas pessoas tem muita vontade de fazer e não fazem por puro medo? Como se fosse um bicho de sete cabeças?

Como falei anteriormente, na maioria da vezes por já terem visto procedimentos em outras pessoas muito artificiais, mal executados, com aparência de uma tatuagem, ou também por mitos, enfim.


O dia que eu fiz a minha micropigmentação com Brisa Costa

10- Você acha que o surgimento de muitos profissionais no mercado para realizar este tipo de procedimento, abre margem para as pessoas ficarem com receio do resultado?

Não costumo julgar a procedência de outros profissionais, é uma questão de ética minha. Mas acredito que a competência e os conhecimentos necessários, são primordiais para a realização de um procedimento.

11- Qual é a diferença entre dermopigmentação e micropigmentação fio a fio? Você poderia detalhar para nós?

Na realidade é apenas uma questão de nomenclatura, o objetivo é o mesmo. Cada profissional utiliza a qual melhor se adaptar. O que varia é a técnica da micropigmentação que pode ser, compacta (aspecto compacto, tipo tatuagem) , fio a fio ( fios delicados) ou esfumada ( aspecto de sombra, ou sombreada).

12- Para quem busca um resultado mais natural, ou seja, o mais próximo possível da realidade, qual dessas técnicas é a mais indicada?

A fio a fio.

13- Pacientes com câncer, que perdem muito os pelos da sobrancelha, podem recorrer a você para corrigir as grandes falhas causadas pelo tratamento?

Se a paciente estiver estável no tratamento e o com autorização escrita e assinada pelo médico para realizar o procedimento. No meu caso, é assim que eu trabalho.



14- O que faz a micropigmentação durar menos na pele de uma pessoa? Quais hábitos favorecem para que a micro vá perdendo o efeito?

Ela tem uma duração média de 1 ano à 1 ano e meio, varia muito tanto do procedimento como foi realizado por parte do profissional, como dos produtos que foram utilizados. Se a pele for muito oleosa, a duração é menor. Variação climática e falta de cuidados pós procedimento também influenciam. Esses são os principais motivos para uma menor duração da micropigmentação.

15- A micropigmentação dói de fazer? Qual é a sensação?

Hoje em dia, não utilizo mais o anestésico. Somente em casos muitos específicos como por exemplo, em peles que são bastante oleosas, pois são mais rígidas e dificulta um pouco a penetração do pigmento. O procedimento é indolor, só em alguns casos de pessoas muito sensíveis pode sentir um pequeno desconforto em algumas áreas específicas das sobrancelhas, mas não há necessidade de anestésico, é algo muito suportável.

16- O procedimento demora quanto tempo?

Em média 2 horas.

17- Depois de fazer a micropigmentação, devemos manter o uso da vaselina sobre os pelos por quantos dias pra ela não formar cascão?

Não utilizo mais a vaselina como produto de isolamento e para cicatrização. Recomendo uma pomada específica que contém antibactericida, antifungicida por durante 1 semana por 3x ao dia.

18- Se formar cascão tem algum problema de junto com ele sair um pouco de pigmento? O cascão pode afetar no resultado da cor?

Não tem problema sair uma membrana bem fina e algumas vezes com o pouco de pigmento, faz parte da cicatrização do procedimento, a orientação somente é não forçar a retirada, pois elas devem sair naturalmente, e na maioria das vezes, isso nem acontece, a cicatrização é feita e não é visível essa parte da cicatrização.



19- Após alguns dias de feito a região coça demais! Isso é sinal de quê?

Sim, faz parte da cicatrização. O procedimento de micropigmentação é realizado na epiderme, depositando pigmento nessa região com uma agulha bem fininha, portanto, como qualquer outro processo de cicatrização natural da pele, a coceira pode acontecer, é normal e esperada.

20- Micropigmentação e tatuagem são a mesma coisa? O que difere?

De foma alguma. Posso falar com propriedade sobre a micropigmentação que é o procedimento que eu trabalho. A micro como já dito antes, é uma técnica executada na primeira camada da pele, a Epiderme, que é a camada que protege a pele das agressões externas. A sua espessura varia entre 1 a 1,5 mm, dependendo da região do corpo. Nela encontra-se as células produtoras de melanina. Os melanócitos, onde então depositamos os pigmentos da micropigmentação. Já a tatuagem é um outro tipo de procedimento, mais invasivo e no qual atinge camadas mais profundas da pele.

21- Digamos que a pessoa faça o procedimento e não goste do resultado. Existe como remover?

Sim. A mais recomendada seria a despigmentação feita com o laser específico para a remoção de micropigmentação que é o Laser Spectra, procedimento feito somente por dermatologistas, porém existem outras formas também de despigmentação com aparelho e com ácidos, esses podem ser executados por esteticistas e profissionais de micropigmentação.


Uma sobrancelha pronta e a outra não. Olhem a diferença!

22- O que deve ser analisado antes de uma pessoa realizar uma micropigmentação com algum profissional?

É uma questão muito pessoal, porém ao meu ponto de vista, conhecer a qualificação do profissional antes, o ambiente de trabalho, os materiais que o mesmo trabalha, seu perfil de trabalho através do portfólio, entre outros.

23- Digamos que alguém tenha feito um procedimento com outro profissional que ficou horrível o resultado. Você conserta?

Não, até mesmo porque não realizo a despigmentação. O que posso fazer é após uma avaliação anterior, constatando que já esteja um trabalho bem claro e que seja permitido uma micropigmentação nova em cima, à partir dai, eu faço novas marcações e realizo o meu trabalho, claro, que tudo isso mediante avaliação e autorização da cliente.

24- Digamos que a cliente queira um trabalho grosseiro, um desenho feio. Como você procede nesses casos?

Nunca aconteceu comigo, mas, se caso um dia ocorrer, tento através de um esclarecimento à respeito de um resultado final ter o objetivo de ser natural e realístico, tento mudar sua opinião, caso contrário eu como profissional, não realizo o procedimento.

25- A técnica de Micropigmentação pode ser usada por qualquer pessoa? Há alguma contra-indicação?

Todas as pessoas saudáveis no geral estão aptas a realizarem o procedimento, mas há casos sim de contra indicações que são divididas em 3 fases, digamos assim:

Temporais: herpes simples (região micropigmentada sendo lábios), conjuntivite, debilidade imunológica, quimioterapia, radioterapias, infecção local e amamentação;

Sob supervisão médica: gestantes, hemofilia, alterações e HIV;

Totais: verrugas e cicatrizes grossas (pois não existe mais colágeno na região).



26- Os pelos continuam nascendo normalmente onde foi realizada a Micropigmentação?

Sim, normalmente. Só precisa ir fazendo o pinçamento de pelos ao redor de acordo com o crescimento.

27- Algumas mulheres precisam pintar a sobrancelha depois da micropigmentação, quando já apresentam cabelos brancos?

Não. A micro irá deixar as sobrancelhas bem cheinhas e havendo necessidade, os pelos brancos podem ser pinçados.

28- Como se trata de um procedimento com agulha, há algum risco de contrair alguma doença?

Isso só irá acontecer, caso o profissional não fizer o uso correto dos EPI'S, que são os equipamentos de proteção individual. Todos os materiais utilizados durante o procedimento da micropigmentação deverão ser descartáveis.



29- Existe algum risco de dar errado, ou ficar falhado?

Sim, um risco natural principalmente por iniciantes. Por isso a necessidade de treinos constantes e especializações do profissional.

30- Como o cliente pode checar se um profissional está habilitado?

Não existe um órgão regulamentador para a área de micropigmentação, o que pode ser feito é a cliente pesquisar antes à respeito do profissional, procurar conversar com pessaos que já realizaram esse procedimento com o mesmo e também fotos de portfolio .



31- O que é camuflagem?

Camuflagem é quando o profissional utiliza um tom de pigmento da cor da pele da cliente para “camuflar, esconder” um pequeno erro.



32- Qual a importância da anamnese na micropigmentação?

É de extrema importância. É através da anamnese que podemos conhecer a saúde das nossas clientes e checar se elas estão aptas para realizar o procedimento de forma segura. É dessa forma que saberei todas as precauções que tomarei ao realizar o procedimento.

33- Faz parte do processo a sobrancelha ficar bem escura nos primeiros dias?

Não necessariamente “bem escuras”, mas um pouco mais escuras pois o pigmento ainda acentuará na pele, passando por fagositose dentro da pele, formando naturalmente sua cicatrização até chegar a tonalidade correta e final, após o ciclo completo de 30 dias de cicatrização. Essa cor final clareia entre 20% à 30% da cor inicial, varia de cada organismo.

34- Quanto tempo a pessoa deve ficar sem tomar sol após um procedimento de micropigmentação?

O sol e muita água no local são duas coisas que devem ser bastante evitadas a medida do possível, é claro, após a escolha da realização do procedimento, pois podem desbotar e a água também em excesso acelera o clareamento.


Minha micropigmentação feita por Brisa Costa

35- O retoque quando necessário pode ser feito antes dos 30 dias?

Não. A cicatrização precisa ser respeitada e tem um ciclo natural de 30 dias para que seja completa, antes disso não deverá ser feito nenhum retoque.

36- É normal o pigmento sair um pouco nos primeiros dias?

Sim, a micropigmentação é um procedimento muito superficial como eu já havia dito e em alguns casos, tem fios que ficam super claros, mas isso não é problema, pois um dos motivos que existe o retoque após a cicatrização é para que o trabalho seja finalizado e a micropigmentação dure o tempo previsto, salvo em alguns casos, como havia dito antes que o tempo de vida útil é um pouco menor.


Minha micropigmentação feita por Brisa Costa

37- Por fim, quais são os benefícios da micropigmentação fio a fio?

A micropigmentação é um procedimento semi definitivo que visa o embelezamento do olhar, deixando as sobrancelhas com aspecto natural e delicado por um espaço de tempo bastante interessante, corrigindo falhas e deixando o olhar ainda mais expressivo. Trazem também uma autoestima para a vida de muitas pessoas que não têm mais quase nenhum fio, ou por terem sido tirados errados por muito tempo ou por fator genético, problemas de saúde e entre outros. Dormir e acordar com o olhar marcante, sobrancelhas lindas, naturais e prontinhas todos os dias, creio que é um dos sonhos de qualquer mulher.


-----------------------------

Gente, que entrevista maravilhosa!!!!!!!

Imensa porém recheada de conteúdo, para vocês tirarem todas as dúvidas possíveis!!! Eu fiz micro com a Brisa e sou muito feliz com o resultado!!! Melhor coisa acordar e sua sobrancelha está linda, perfeita! Recomendo demais!! Brisa é uma profissional maravilhosa, super competente, cuidadosa, explica cada etapa, passa toda a segurança do mundo! Eu indico de olhos fechados para vocês! Fora a micro, a Brisa também faz maquiagem, visagismo, penteados e revende maquiagem. Uma profissional completa!


----------------------------

Contato:

Brisa Costa - Atende em Vitória da Conquista
Whatsapp: (77) 99807-7900
Facebook: www.facebook.com/mixmakeup1
Instagram: @mixmakeup1



------------------------------

Brisa, muito obrigada!!! Amei!

Um beijo e muito sucesso para você!

Lana.

0 comentários:

Postar um comentário

procure aqui!

PRAZER, LANA!

<b>PRAZER, LANA!<b></b></b>
Sejam bem-vindas (os) ao Vaidade Sem Frescura! Um blog com dicas de beleza com foco em cosméticos, feito por Alana Benevides, uma vaidosa completamente apaixonada pelo mundo encantado das feminices. Será compartilhado neste espaço muitas resenhas sobre produtos diversos com sinceridade, leveza e uma pitada bem caprichada de bom humor.

Aproveitem o conteúdo!

 
vaidade sem frescura - 2015 • logotipo Evandro Ambrozi • design e código gabi melo