Entrevistando Rafaela Martins


Rapaz, eu preciso postar mais vezes aqui. Tenho que combater esta preguiça o mais urgente possível, rs. Mas hoje eu estou neste blog para postar uma entrevista SENSACIONAL!!! Gente, eu amei as perguntas! Um show de conteúdo.

Conheci o trabalho da maquiadora Rafaela Martins através da minha amiga Rafaela Shaw, que sempre elogia a competência da amiga. Fui conferir, amei e pensei: Ela precisa participar do Vaidade Sem Frescura!

Esta iniciativa deu muito certo, porque de fato a Rafa vai acrescentar demais ao nosso blog. Deu muita opinião, dica, truque, tudo com respostas bem completas e inteligentes.

Então chega de papo e vamos logo para a entrevista que está BABADO!

Rafa, se apresenta pra gente!!!



Oi, gente! Tudo bem? Me chamo Rafaela Martins, tenho 28 anos, sou arquiteta e maquiadora. Atualmente vivo me dividindo entre essas duas profissões! Todos os dias correndo do escritório para casa (onde eu maquio) e de casa para o escritório! É bem corrido, mas eu amo! Vocês devem estar se perguntando como eu virei maquiadora... Então vamos lá! Tudo aconteceu de forma extremamente natural e, basicamente, pra elevar minha auto estima. Tenho uma olheira bem escura que marca bem o meu rosto e sempre me deixa com aspecto de cansada! Comecei a descobrir o poder da maquiagem com uns 20 anos. Comprei meus primeiros produtos para experimentar e comecei a me apaixonar! A maquiagem me deixa mais feliz e infinitamente mais confiante! Minhas amigas foram percebendo o poder da maquiagem e foram me pedindo para fazer nelas... Dessa forma, comecei a maquiar minhas primeiras “clientes”. Eu as chamava de cobaias! Hahaha. Cada maquiagem linda! E aí essa história de maquiar foi crescendo, crescendo, e me tornou maquiadora! E digo, de dentro do meu coração, o melhor da maquiagem é poder elevar a auto estima das mulheres. Sou enlouquecidamente apaixonada por isso!

Vamos para as perguntas??

1- Pra você, qual é a maquiagem do momento? Tons, acabamentos e técnicas?

A maquiagem do momento é a iluminada. Está muito em alta! Iluminadores, sejam eles líquidos, pastosos ou em pó, são a aposta do momento! A maquiagem do verão será mais leve e em tons terrosos! Apostem nisso!

2- Eu sou a louca dos batons. Acredito que como maquiadora, você também deve ter os seus favoritos. Poderia nos contar quais são as cores mais queridas do momento (informa a marca também)?

E quem não é? Hahahahaha! Os marrons e tons terrosos virão com tudo para o verão! Adoro os batons da MAC, da Maybelline, da Queen (excelente custo benefício! Muito baratos e excelentes)! Os batons da Bruna Tavares para a Tracta também são maravilhosos! Ela sempre está ligada nos lançamentos internacionais e lança cores e acabamentos semelhantes, para que a gente possa ter aqui!

3- Para quem gosta de um acabamento mais leve, qual base você indica? E pra quem tem manchas, cicatrizes de acne e olheiras? Qual base de cobertura mais pesada você sugere?

Eu sempre curto usar muito BB Cream! Em ocasiões como eventos diurnos e, principalmente para o dia a dia, a escolha é ele! Amo o da L’óreal! Para coberturas potentes, eu sempre indico a base Dermablend da Vichy! É a melhor base da vida! Sou apaixonada por ela!



4- Na sua opinião, qual marca nacional de cosméticos é a que tem um leque maior de produtos bacanas?

As marcas nacionais estão crescendo muito ultimamente. Isso me deixa muito feliz e orgulhosa! Eu não consigo escolher uma marca só, mas seguem algumas que estão sensacionais: Tracta, Natura e Vult!

5- Se você pudesse eleger um produto nacional de maquiagem que você acha maravilhoso e que bate facilmente qualquer concorrente importado, qual seria?

O corretivo da linha aquarela da Natura! Excelente produto! Uso muito! Cobre muito bem, não acumula, dura bastante e não custa nem 30 reais! Sensacional, não?

6- E um produto importado que nenhuma empresa brasileira conseguiu produzir igual? Aquele famoso "tem que ter na necessaire''?

Acho que são dois! A Beauty Blender, que é uma esponja em formato de gota para aplicação e acabamento dos produtos na pele. Ela é sensacional! Indico para qualquer pessoa. Várias marcas brasileiras já tentaram imitar, mas as daqui não são tão macias quanto ela, então o acabamento não fica tão perfeito! E o FIX+ da MAC! Esse produtinho multiuso é maravilho! Funciona desde a fixação da maquiagem até o aumento da pigmentação da sombra. Não conheço nenhum de marca nacional que seja comparável. Se conhecerem, me indiquem! 

7- Se você pudesse eleger um blush baphônico, qual seria?

Amo loucamente os blushs da “Quem disse, Berenice?”! Eles duram MUITO na pele. Internacional, da NARS. São maravilhosos!



8- Divide com a gente um truque de maquiagem?

Vamos lá! Sempre passo o corretivo de forma triangular na olheira. Para espalhar, aqueço bem o dedo na palma da outra mão e, depois, vou espalhando com batidinhas. Quando o produto já estiver bem aquecidinho na região, tiro o excesso com uma Beuty Blender (esponja para acabamento) e finalizo com um pó compacto fininho (normalmente o da Vult).

9- Qual é a base mais bacana para peles secas?

São as bases mais fluidas e hidratantes. Na verdade, o essencial para pele seca, é que ela seja hidratada uns 5 minutinhos antes de começar a maquiagem!

10- Existe algum truque ou produto legal que faça a maquiagem durar mais tempo?

Existe sim! Sempre que quero que minha maquiagem dure bastante, aplico o FIX+ da MAC com a pele ainda limpa, aplico o primer, faço a maquiagem e, quando termino, aplico novamente o FIX+ e deixo secar naturalmente! Dura demais! Alem disso, aplicar a base com batidinhas (seja com esponja ou pincel), faz com que o produto fixe mais na pele.

11- Qual é a base ideal para uma pele madura?

As bases mais finas e com acabamento menos seco são as indicadas.



12- Você gosta do trabalho de alguma blogueira ou blogueiro? Quais você segue?

Ahhh sim! Adoro a Camila Coelho, Bruna Tavares, Nikki Tutorials... Nossa! São muitas! Mas sigo muitos maquiadores profissionais também!

13- Na sua opinião, qual marca é a maior concorrente da MAC?

Na verdade, aqui no brasil, a gente acredita que a MAC é uma grande marca e com produtos maravilhosos! Não deixa de ser uma excelente marca... Mas não é a melhor! Existem marcas de produtos de maquiagem infinitamente melhores e que estamos começando a ter acesso agora e muitas outras que nem conhecemos! Rsrs. Marcas como a Make Up For Ever, a NARS, a Urban Decay, a Estée Lauder, entre outras, são incríveis. Não diria que são concorrentes da MAC, pois são mais caras, mas têm produtos melhores.

14- Na sua opinião, quais são as maiores gafes que algumas pessoas cometem ao se maquiar?

Hum... Tom de base visivelmente errado, sobrancelha muito marcada e blush exagerado!



15- O que você acha que não pode faltar em uma maquiagem de jeito nenhum?

Hahahahahaha pergunta difícil!!!! Mas, para mim, corretivo!

16- Quais são os reais benefícios do primer?

Existem muitos tipos de primers e cada um com uma função. A gente sempre tem que analisar nosso tipo de pele para escolher o primer correto! Mas, no geral, eles servem para fixar a maquiagem, fechar poros dilatados, conter oleosidade, igualar tom de pele... São essenciais.

17- Na sua opinião, qual batom nude (cor e marca) é o mais baphônico?

Eu não sou muito de nude cor de boca, sabe? Atualmente eu tenho usado MUITO o da coleção da Bruna Tavares do Pausa para Feminices para Tracta na cor Floresta Encantada. É maravilhoso. Sempre que eu uso, me perguntam que batom é aquele! Eu diria que ele é um nude mais escuro! Rsrs

18- E sobre os tons escuros de batom? Qual você acha o mais lacração?

AMO o Ruby Woo da MAC e o Cruela da NARS! A mistura dos dois então... Aff! Me mata!

19- Agora uma pergunta difícil: Se você pudesse eleger os cinco melhores produtos de maquiagem, quais seriam e por quê?

Vamos lá...

1 - A base Dermablend, da Vichy! Ela é genial! Tem acabamento leve, e, ao mesmo tempo, uma cobertura incrível!
2 - Rímel Volume Million Lashes, da L’óreal (curto o à prova d’água).
3 - Pó compacto da Vult (são maravilhosos! Minhas cores são 01 na região da olheira, 02 no rosto e 09 para contorno)
4 – FIX+ da MAC (o produto mais falado dessa entrevista! Hahaha)
5 – Esponja Beauty Blender (sei que não é uma maquiagem propriamente dita, mas é essencial para fazer uma bem feita!)



20- Você pode fazer um bem por esta nação? Nos ensine algum truque para aprender a fazer o delineado de gatinho, a maior dificuldade do século entre nós vaidosas.

Hahahahaha. Delineado é treino! Em primeiro lugar, você precisa descobrir um delineador que te deixe segura. Seja ele líquido, caneta, gel... O importante é vc se sentir bem!
Um truque legal, é usar um micropore no final do olho para deixar o traçado retinho! Curto sempre deixar o canto interno fininho e ir engrossando no externo. Isso levanta o olhar e evita o olho “peixe morto”.
Se não conseguirem fazer o traço certinho, vão carimbando o produto e, sempre, fazendo bem fininho para depois ir engrossando!
Mas, lembrem-se, delineado não fica legal em qualquer formato de olho! Eu, por exemplo, não curto em mim! A não ser que eu use um super cílio postiço!

21- Qual máscara de cílios você indica para fazer aquele efeito olhos de boneca?

A Volume Million Lashes, da L’óreal! Até meu cílio que é pequeno, fica grande com ela! Hahahaha

22- Os batons líquidos matte vieram com força total no mercado mundial de cosméticos. Você gosta deles? Caso sim, quais são os seus preferidos do momento?

Gosto!!! São maravilhosos!! Gosto da Kiko, Bruna Tavares para Tracta e Ricosti. Os da MAC ainda não experimentei!



23- Qual é o seu corretivo favorito?

Tenho alguns! Hahahaha. Minha vida sempre foi procurar um corretivo perfeito! Procurei tanto, que hoje amo alguns! Amo o Radiant Creamy Concealer, da NARS; o Natura Aquarela, o Fit Me e o Age Rewind, ambos da Maybelline .

24- Todo maquiador gosta de fazer uma misturinha de batons as vezes, que sempre dá muito certo. Você faz isso? Caso sim, poderia compartilhar conosco alguma misturinha que é ''sucesso''?

Siiim!! Adoro misturar o Ruby Woo com o Diva, ambos da MAC! Fica LINDO!

25- Qual seria a melhor maquiagem para uma noiva? E o batom? Você pode sugerir algum para nossas vaidosas que pretendem casar em 2016/2017?

Maquiagem para noiva é sempre muito particular! Já fiz noiva que queria maquiagem bem pesada à noiva que queria maquiagem bem leve!



26- Quais os itens indispensáveis de um nécessaire básico?

Para uma make básica, diria que são necessários: corretivo, BB cream, blush, rímel e algo para corrigir a sobrancelha.

27- Qual a melhor forma de camuflar manchas e espinhas com maquiagem?

A melhor forma de camuflar as manchas é com aplicação de corretores com cor. As espinhas, normalmente, neutralizamos com corretivo verde! Depois de camuflar, é só aplicar a base por cima eficará ótimo!



28- Qual é sua dica para quem tem a pele super oleosa e sente a maquiagem simplesmente derreter durante o dia?

As principais dicas são limpar muito bem a pele antes de aplicar a maquiagem e usar um bom primer e que seja ideal para o seu tipo de pele.

29- Qual é a forma correta de aplicar um corretivo no rosto?? Em quais partes?

O corretivo serve para camuflar e, também, para iluminar. O uso mais comum do mesmo é para esconder as olheiras! O correto é passar sempre em formato triangular, externando os limites da olheira. Gosto de aplicar e espalhar um pouco com o dedo. Só depois uso a esponja para dar acabamento. Quando usamos o corretivo para iluminar, precisamos pensar no que queremos ressaltar no nosso rosto. E lembrar que tudo que vamos clarear vai ser evidenciado. A maioria das pessoas gosta de usar na região das olheiras e no topo do nariz.

30- Existe algum truque para conseguir cílios bem alongados, parecendo que é postiço?

Usar sempre um curvex antes de aplicar o rímel! Faz muita diferença! Eu curto mais os rímeis à prova d’água. Acho eles mais encorpados e o efeito mais bonito.



31- A cor do meu cabelo determina o make que eu uso?

Não! A sua personalidade determina a make que você usa! Sempre digo que a maquiagem é livre e incrível, pois tem infinitas possibilidades!

32- Quais pincéis devemos ter (essencial pra uma make bacana)?

Acredito que uma esponja, como a Beauty Blender, um pincel para blush (que já serve para contorno, blush e iluminador), um pincel chanfrado (para sobrancelhas e raiz dos cílios), um pincel de esfumar e um pincel de aplicar sombras.


------------------------------------------------

É isso, pessoal! Espero que vocês tenham gostado da entrevista com a Rafaela Martins. Ela atende em Salvador, faz maquiagem e penteado. Instagram: @rafamartinsmaquiagem, Facebook: facebook.com/rafamartinsmaquiagem e telefone: (71) 98404-9559.

Rafa, muito obrigada por ter respondido tudo com toda paciência do mundo! Você arrasou!!! Que seja a primeira de muitas participações legais aqui no blog! Um super beijo e todo sucesso para você!

0 comentários:

Postar um comentário

procure aqui!

PRAZER, LANA!

<b>PRAZER, LANA!<b></b></b>
Sejam bem-vindas (os) ao Vaidade Sem Frescura! Um blog com dicas de beleza com foco em cosméticos, feito por Alana Benevides, uma vaidosa completamente apaixonada pelo mundo encantado das feminices. Será compartilhado neste espaço muitas resenhas sobre produtos diversos com sinceridade, leveza e uma pitada bem caprichada de bom humor.

Aproveitem o conteúdo!

 
vaidade sem frescura - 2015 • logotipo Evandro Ambrozi • design e código gabi melo